Lembretes.

Mande seu "desabafo da semana" pelo e-mail: segunda.d@hotmail.com. Ele será publicado toda sexta-feira e ficará em exposição aqui até a sexta-feira seguinte.

25 de mar. de 2009

Texto de Educação Física (25/03). Principios da Atividade Física.

A ciência da Educação Física indica alguns principios para a execução de qualquer programa desde andar de bicicleta até jogar futebol ou simplesmente, caminhar. Seguir esses principios é uma condição indispensável para que a participação de qualquer pessoa nas atividades seja uma experiência proveitosa e, se possível, agradável.
Esses principios devem ser observados por qualquer pessoa que se proponha a realização de um programa de atividades físicas. São cinco, a saber:

1• Principio da individualidade biológica: É o que estabelece que cada pessoa é uma pessoa ou ainda, não existe duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercicio na mesma intensidade na mesma duração e na mesma frequência semanal proporcionará diferentes efeitos de treinamento a depender de fatores como sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.

2• Principio da sobrecarga crescente: Para adquirir uma boa aptidão física o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda, em uma maior frequência) de maneira tal que possa provocar no organismo reações de adaptações que leve a à aquisição ou a melhoria da aptidão.
A sobrecarga pode ser considerada a quantidade de trabalho que realizamos e forma mais comim de se quantificar uma atividade física é em termos do total de quilocalorias que ela consome [...]*

* Continuará na próxima aula. (01/04).

Um comentário:

  1. Bom, esse seu texto iria me ajudar muito mas vejo q esta incompleto. Se ainda estiver trabalhando com esse programa, poderia me ajuda ? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir